DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO MARCA O PENÚLTIMO DIA PARA SE INSCREVER NO XX ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Às vésperas do XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação, que vai acontecer virtualmente, nos dias 11 e 12 de setembro, que tem como tema “Igreja em Saída: A Pastoral da Educação na Escola Pública”, o Brasil celebra nesta terça-feira, 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização, que este ano tem como tema o ensino e aprendizado durante e depois da crise da Covid-19.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), neste 8 de setembro, a data ressalta o papel de educadores e das mudanças didáticas ocorridas nesse período para ensinar jovens e adultos a ler e escrever.

De acordo com um levantamento do Senado Federal, há pelo menos 11 milhões de brasileiros adultos que não sabem ler nem escrever. Um desafio que o Brasil ainda precisa voltar a muita atenção para essa realidade. É importante ressaltar que a alfabetização é a base da educação, que é um direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

O desafio dos agentes de pastoral no XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação é refletir, partilhar e traçar caminhos para fortalecer a presença da Igreja junto às escolas públicas do Brasil, aponta o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva.

O bispo ressalta que o encontro vai contribuir para a percepção do empenho de muitos agentes que se dedicaram e têm se dedicado a ser “sal da terra e luz do mundo”, especialmente, na escola.

“Desejamos que a participação ampliada no XX ENAPE traga como resultado o crescimento da ação da comunidade eclesial junto às escolas, sobretudo aquelas da rede pública”, afirmou dom João Justino, na apresentação do e-book, especialmente preparado para subsidiar as reflexões do encontro.

A Unesco ressalta que a pandemia da covid-19 tem servido para mostrar a lacuna entre o discurso e a realidade quando o assunto é o aprendizado, ou seja, noções da leitura e da escrita que entre jovens e adultos continua com níveis baixos ou inexistentes.

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Unesco. A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

Último dia para inscrições

Termina nesta quarta-feira, 9 de setembro, as inscrições para o XX Encontro Nacional que vai acontecer por transmissão ao vivo aqui pelo Canal do YouTube da comissão de “Cultura e Educação CNBB”, nos dias 11 e 12 de setembro de 2020.

O encontro é uma parceria da o Setor de Educação da Comissão de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que vai oferecer certificado de 12hs aos participantes inscritos.

Acesse aqui o e-book com os conteúdos do encontro.

Para se inscrever clique aqui

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2020

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)