Mas, talvez houvesse algo importante, com que ele se importasse, que provocou em seus discípulos pensamentos, não desafios. Na verdade, eles viam o homem orando e que no dia anterior tinham visto as maravilhas da obra divina. Consequentemente, não seria infundado que se fizesse esta reflexão: “Que coisa estranha! Devemos considerá-lo como Deus ou como homem?”.
Para acabar com o tumulto de tais meditações e acalmar a fé oscilante deles, Jesus fez-lhes uma pergunta, sabendo perfeitamente de antemão o que diziam sobre ele aqueles que não pertenciam à comunidade judaica e até o que os israelitas pensavam dele. Ele queria removê-los efetivamente da opinião da multidão e estava procurando uma maneira de consolidar neles uma fé correta. Então, Ele lhes pergunta: E vós, quem dizeis que eu sou?
Mais uma vez é Pedro quem está à frente dos outros, tornou-se o porta-voz do colégio apostólico, profere palavras cheias de amor a Deus e uma profissão de fé precisa e irrepreensível nele, dizendo: O Cristo de Deus […].
Depois que o discípulo fez a confissão de fé, ele os proibiu estritamente de contar a qualquer pessoa. E ele acrescentou: “O Filho do homem tem que sofrer muito, ser reprovado e executado, e ressuscitar no terceiro dia”. Mas essa não era mais uma razão para os discípulos pregarem em todos os lugares? Esta foi efetivamente uma missão daqueles que ele consagrou para o apostolado. Mas, como diz a Sagrada Escritura: Cada assunto tem seu momento. Era conveniente que sua pregação fosse precedida pela plena compreensão dos mistérios que ainda não haviam se cumprido. São eles: a crucificação, a paixão, a morte corporal, a ressurreição dos mortos, este grande e verdadeiramente glorioso milagre pelo qual se prova que Emanuel é o verdadeiro Deus e Filho natural de Deus Pai.
São Cirilo de Alexandria
Homilia 39: Edit R.M. Tonneau, CSCO Script Syri 70,110-115
Patriarca de Alexandria († 444)
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