Como Nossa Senhora Aparecida nos ajuda a construir uma sociedade mais justa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Assim como Nossa Senhora Aparecida, precisamos nos comprometer com os valores do Reino de Deus Dia 12 de outubro é dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Sua imagem de apenas 40 cm, nos lembra a ternura maternal de Maria, sua dedicação a Jesus como mulher de fé, seu serviço prestado a toda a humanidade. Nela temos o mais perfeito exemplo do discípulo de Jesus, que soube cumprir os mandamentos e fazer a vontade do Pai.Ela é a mãe solidária que continua clamando ao Filho: “Eles não tem mais vinho!”.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores, pessoas pobres e humildes, representantes do povo brasileiro que trabalha, sofre, luta, chora e sorri, mas nunca perde a fé e a esperança.

Providencialmente, no Brasil comemora-se no dia da Mãe Aparecida o dia da criança. Isso nos leva a refletir e a nos questionar, que mundo, que futuro estamos preparando para nossas crianças? Estamos assegurando os seus direitos? É urgente que, como Nossa Senhora, nos comprometamos com os valores do Reino de Deus e possamos construir uma sociedade mais justa e fraterna. 

O mês de outubro também nos recorda que precisamos ser missionários, como falei na semana passada. A grande maioria quando pensa em “missão” imagina que para isso precisamos partir para terras distantes, não necessariamente, podemos não receber esse chamado de Deus para ir além-fronteiras, mas podemos ser missionários onde vivemos, em nossa família, nosso prédio e quarteirão.

Santa Terezinha a santa da pequena via, abre o mês das missões. Uma menina que entrou para vida religiosa com 15 anos, morreu com apenas 24 anos, sem nunca ter saído do convento Carmelita foi declarada Padroeira das missões e nos é dada como intercessora na nossa própria tarefa de sermos missionários, porque o Batismo nos faz missionários, comprometidos com o anuncio da Boa-Nova.

A Igreja é por excelência missionária. A Igreja partiu de Cristo para os doze, dos doze para setenta dois, dos setenta e dois com a missão de anunciar na Judéia, Samaria e até os confins da terra. Então, o nosso compromisso missionário é continuo. Missionários ontem, missionários hoje. 

Rezemos:

Ó incomparável mãe Nossa Senhora da Conceição Aparecida,

Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores,

Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados…

Nossa Senhora Aparecida,

cheia de poder e de bondade,

lançai sobre nós um olhar favorável,

para que sejamos socorridos por Vós,

em todas as necessidades em que nos acharmos.

E de modo particular hoje, nesta novena, faço meu pedido

(diga agora sua intenção)

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-Vos

e ao Vosso Santíssimo Filho Jesus.

Nossa Senhora Aparecida, preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo,

Dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais,

Livrai-nos da tentação do demônio,

Para que, trilhando o caminho da virtude,

Possamos um dia ver-Vos e amar-Vos

na eterna glória.

Nossa Senhora Aparecida rogai por nós.

Nossa Senhora Aparecida intercedei por nós.

Nossa Senhora Aparecida fazei-nos dignos das promessas do Teu Filho.

Amém.

Por: Padre Reginaldo Manzotti 

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Campanha da Fraternidade 2020

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)