26 E 27 DE OUTUBRO:Conferência Eclesial da Amazônia realiza primeira assembleia

A live poderá ser acompanhada nas redes sociais da Edições CNBB, no Facebook e Youtube, a partir das 19h, desta quarta-feira, 27 de agosto. O mediador desse bate-papo catequético será o padre Jânison de Sá Santos, assessor nacional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Encontro virtual inédito é um primeiro passo para acolher a diversidade da Igreja na Amazônia, Realiza-se nestes dias 26 e 27 a primeira assembleia plenária da Conferência Eclesial da Amazônica – CEAMA, coincidindo com o primeiro aniversário do encerramento do Sínodo para a Amazônia. No encontro virtual, espera-se a participação de cerca de 300 pessoas, representando as diferentes presenças e instituições eclesiais, e os povos e comunidades nativas do território com os quais a Igreja caminha e colabora. A assembleia é um primeiro passo para acolher a diversidade da Igreja na Amazônia dentro desta Conferência Eclesial inédita, para partilhar a sua identidade em processo de construção e para dar a conhecer o seu desejo de servir o território.

Entre os objetivos da CEAMA está encontrar novas formas concretas de dar vida e implementar alguns dos compromissos prioritários e mais urgentes discernidos no Sínodo, bem como iniciar um processo de formulação de um Plano Pastoral Global, que será feito gradualmente, reunindo as moções daqueles que estarão presentes nesta primeira assembleia plenária, representando toda a diversidade eclesial e comunitária da Pan-Amazônia.

A missão da CEAMA

Durante os dois dias da assembleia, serão apresentadas a identidade e missão da CEAMA, bem como os gritos de dor e os cânticos de esperança para a Amazónia e os seus povos neste tempo de pandemia da COVID-19. No contexto da pandemia, as respostas da Igreja à emergência no território e os sinais de esperança e comunhão, solidariedade e sinodalidade que foram gerados serão dados a conhecer.

Os participantes, divididos em grupos, irão refletir sobre os princípios da CEAMA e os 4 Sonhos do Papa Francisco na exortação Querida Amazônia e depois, em núcleos temáticos, vão contribuir, por meio de reflexões específicas, para que a nova conferência possa definir o seu rumo futuro.

O Rosto amazônico

A CEAMA nasceu para promover a ação pastoral comum das dioceses amazônicas e encorajar a uma maior inculturação da fé nos seus territórios, insistindo no seu caráter misto, uma vez que conta com a presença de bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, 2 leigos e leigas. A sua principal missão será ajudar a delinear o rosto amazônico da Igreja naquela região por meio de um programa pastoral abrangente com prioridades diferenciadas e em articulação profunda e permanente com os outros órgãos da Igreja.

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Campanha da Fraternidade 2020

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)