Entre os objetivos da CEAMA está encontrar novas formas concretas de dar vida e implementar alguns dos compromissos prioritários e mais urgentes discernidos no Sínodo, bem como iniciar um processo de formulação de um Plano Pastoral Global, que será feito gradualmente, reunindo as moções daqueles que estarão presentes nesta primeira assembleia plenária, representando toda a diversidade eclesial e comunitária da Pan-Amazônia.
Durante os dois dias da assembleia, serão apresentadas a identidade e missão da CEAMA, bem como os gritos de dor e os cânticos de esperança para a Amazónia e os seus povos neste tempo de pandemia da COVID-19. No contexto da pandemia, as respostas da Igreja à emergência no território e os sinais de esperança e comunhão, solidariedade e sinodalidade que foram gerados serão dados a conhecer.
Os participantes, divididos em grupos, irão refletir sobre os princípios da CEAMA e os 4 Sonhos do Papa Francisco na exortação Querida Amazônia e depois, em núcleos temáticos, vão contribuir, por meio de reflexões específicas, para que a nova conferência possa definir o seu rumo futuro.
A CEAMA nasceu para promover a ação pastoral comum das dioceses amazônicas e encorajar a uma maior inculturação da fé nos seus territórios, insistindo no seu caráter misto, uma vez que conta com a presença de bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, 2 leigos e leigas. A sua principal missão será ajudar a delinear o rosto amazônico da Igreja naquela região por meio de um programa pastoral abrangente com prioridades diferenciadas e em articulação profunda e permanente com os outros órgãos da Igreja.
DaQui Agência Digital