Dia das Pessoas com Deficiência: da Itália, evento internacional on-line sobre fraternidade na língua de sinais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Acaba sendo uma resposta ao chamado do Papa Francisco de hoje, em pleno Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, quando pede para facilitar o acesso à evangelização através de instrumentos pastorais gratuitos. No evento on-line que começa às 18h na Itália, 14h no horário de Brasília, o tema da fraternidade vai ganhar tradução em língua internacional de sinais. No material disponível pela Conferência Episcopal Italiana também há subsídios em português e inclusive em braile.

Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o próprio Papa Francisco divulgou uma mensagem com um forte apelo, tanto às instituições civis quanto à Igreja, pela inclusão e participação ativa de quem vive uma limitação física e/ou psíquica. Em âmbito paroquial, o Papa reafirmou a exigência de oferecer – de forma gratuita – instrumentos idôneos e acessíveis para transmitir a fé. Os bispos italianos, por exemplo, convidam para um evento internacional nesta quinta-feira (3), em modalidade on-line para todo o mundo e em vários idiomas, como a língua internacional de sinais.

Com o tema “A profecia da fraternidade”, o Serviço Nacional pela Pastoral das Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Italiana organizou uma jornada inteira com iniciativas virtuais que se alternam entre momentos de oração, de reflexão e testemunhos. O evento é dirigido não somente às pessoas com deficiência, mas inclusive a familiares e religiosos, dioceses, associações, congregações e estruturas comprometidas na causa.

Como participar

O evento on-line, que começa a partir das 18h na Itália, 14h no horário de Brasília, será dividido em dois momentos: o primeiro, em nível nacional, com legendas na língua italiana de sinais, para uma hora depois partir a segunda parte em nível mundial, na língua internacional de sinais e em outros vários idiomas. Tudo será transmitido pelo canal da Conferência Episcopal Italiana no YouTube e Facebook.

A Irmã Veronica Donatello, responsável do Serviço Nacional pela Pastoral das Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Italiana que vai participar do evento, explica que a ideia do encontro virtual surgiu de uma aproximação junto às dioceses, associações, congregações e estruturas:

“Percebemos que há tanta beleza que às vezes nem sequer emerge. Muitas vezes uma pessoa com deficiência neste período é vista apenas como um objeto de cuidado e atenção: é isso, mas não é só assim. Ela também pode ser um sujeito. Dos vídeos que vamos propor vai emergir exatamente isso. A ideia é dar o microfone a elas para que possam contar como foram um sinal de esperança neste tempo.”

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2020

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)