Como nossa família celebra todos os 12 dias de Natal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
O Natal é todo um período! Aqui estão algumas ideias criativas para estender a diversão

Quando se trata da época do Natal, nossa família parece estar em conflito com o mundo. Enquanto mantivemos pacientemente um feliz Advento – ou pelo menos tentamos ser pacientes – todos os outros avançaram para o Natal. Não estou julgando ninguém, apenas observando a diferença, que acho que vem de nossa família tentando aprofundar nossa identidade católica. Na tradição católica, a maior parte de dezembro é o Advento, e o Natal irrompe sobre nós de repente e, ouso dizer, milagrosamente, na véspera de Natal.

Como estamos ocupados acendendo as velas da coroa do Advento e cantando O Come O Come Emmanuel, não montamos uma árvore de Natal até cerca de uma semana antes do Natal. Na maior parte do tempo, fico confortável em ser considerado excêntrico e não me importo quando minha maneira de fazer as coisas é um pouco diferente. Mas admito que fiquei desanimado quando, vários anos atrás, nossa família parou na fazenda de árvores de Natal, cheio de energia para derrubar nossa própria árvore, e o lugar inteiro já estava fechado. Era apenas 17 de dezembro. Literalmente, todo mundo no planeta tinha ido antes e pegado todas as árvores.

Então, agora ficamos reduzidos a continuar com uma árvore artificial. Minha esposa estava desesperada por uma árvore de verdade, mas estou secretamente feliz por não ter que lidar com o aborrecimento este ano. Pequenos aborrecimentos como esse são a desvantagem de tentar respeitar o Advento como uma estação e esperar mais até dezembro para começar o Natal.

12 dias de Natal

Mas aqui está o lado positivo: no dia seguinte ao Natal, quando o beco atrás de nossa casa está cheio de pinheiros descartados e todos os nossos vizinhos estão cansados ​​do feriado e prontos para seguir em frente, estamos apenas começando. São 12 dias inteiros de Natal, que vão de 25 de dezembro a 6 de janeiro, quando celebramos a festa da Epifania. Na minha humilde opinião, seria uma pena não demorar tanto com as celebrações do Natal. Afinal, não podemos desistir antes mesmo dos Reis Magos chegarem!

Minha esposa fez da comemoração de todos os 12 dias de Natal seu desafio pessoal e ela vem com todos os tipos de ideias criativas para torná-lo divertido para as crianças. A maioria de suas ideias visa incluir toda a família. Aqui estão algumas de suas melhores ideias até o momento:

Decoração de casa

 

Obviamente, isso também pode ser feito antes do Natal. Muitas de nossas sugestões podem. De qualquer forma, é uma ótima atividade familiar.

Passeio natalino

Este pode ser específico para nossa área em particular, mas é incrivelmente divertido se você puder encontrar algo assim. No Santuário Nacional de Nossa Senhora das Neves, que não fica longe de onde moramos, todos os anos há uma exibição de luzes e um zoológico infantil. Os católicos comandam o lugar, então ele fica aberto todos os 12 dias do Natal e as multidões são bem menores depois de 25 de dezembro.

Novos jogos de tabuleiro

Alguém sempre ganha de presente um jogo de tabuleiro e todos jogamos juntos.

Noite de cinema de chocolate quente

Eu praticamente insisto em assistir Esqueceram de Mim todo ano.

Patinação no gelo

Para quem mora em países do hemisfério norte, nada é mais mágico do que patinar no gelo em uma pista ao ar livre no inverno.

Missa na solenidade de Maria Mãe de Deus

Durante os 12 dias, há muitas oportunidades para tornar a temporada especial indo à missa, seja a missa para Maria em 1º de janeiro, indo à missa da meia-noite na véspera de ano novo ou indo à missa na epifania.

Giz de epifania

Por falar em Epifania, certifique-se de pegar o giz abençoado e marcar a porta de sua casa com uma bênção.

Festa da 12ª Noite

A 12ª noite depois do Natal é uma ótima época para fazer uma festa. Sempre gostamos de receber algumas pessoas e cantar algumas canções de Natal (este ano, não tanto, mas você entendeu a ideia). Então, como sou um cansado pai de seis filhos, de meia-idade, a noite termina às 21h.

12 dias de Natal: muita diversão

Tenho certeza de que há muito mais ideias por aí. O que é importante é que, tudo o que fazemos para comemorar, estamos fazendo juntos, reconhecendo que o Natal não é simplesmente uma manhã frenética de rasgar o papel de embrulho dos presentes e depois cair em um estupor. É uma temporada para a qual nos preparamos todo o Advento e, em seguida, celebramos com alegria por 12 dias inteiros. Pode parecer estranho para algumas pessoas fazer isso dessa maneira, mas sua família vai se divertir muito!

 

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

Campanha da Fraternidade 2020

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)