São Lucas era realmente médico?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
São Lucas usou muitos termos da medicina em seus Evangelhos, razão pela qual os estudiosos acreditam que ele era, de fato, médico

Conhecido como o autor de um dos quatro Evangelhos, São Lucas é frequentemente descrito como o santo padroeiro dos médicos.

Tradicionalmente, acredita-se que São Lucas tenha sido um médico de profissão, de acordo com a prática da medicina grega da época.

A Enciclopédia Católica oferece um breve resumo dessa crença.:

“Ele era um médico de profissão, e São Paulo o chamava de ‘caríssimo médico’ (Colossenses 4,14). Essa ocupação implicava uma educação liberal, e seu treinamento médico é evidenciado por sua escolha de linguagem médica. Plummer sugere que ele pode ter estudado medicina na famosa escola de Tarso, rival de Alexandria e Atenas, e possivelmente conhecido São Paulo lá. Com base em seu conhecimento íntimo do Mediterrâneo oriental, conjeturou-se que ele tinha uma longa experiência como médico a bordo de um navio.”

Além disso, um livro do início do século 20 intitulado Luke the Physician (“Lucas, o Médico”) explica melhor esse raciocínio:

“Os termos do diagnóstico em [Atos 28, 8] πυρετούς και δυσεντερία συνεχόμενος, (ataques de febre gástrica) são clinicamente exatos e podem ser comprovados pela literatura médica. Além disso, pode-se concluir com grande probabilidade [Atos 28, 9] que o próprio autor atuou em Malta como médico.”

São Lucas e a terminologia médica

Ademais, existem outros exemplos que mostram um conhecimento incomum da terminologia médica na época. Por essa razão, muitos estudiosos da Bíblia concluem que São Lucas provavelmente era um médico.

 

De acordo com um artigo sobre as práticas de saúde na Grécia antiga, a assistência médica no antigo mundo greco-romano teria “focado a prática médica na abordagem natural e no tratamento de doenças, destacando a importância de compreender a saúde do paciente, independência de espírito, e a necessidade de harmonia entre o ambiente individual, social e natural, conforme refletido no Juramento de Hipócrates.”

Acima de tudo, isso coloca São Lucas como um grande modelo para todos os profissionais da medicina e um poderoso intercessor no céu.

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2020

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)