Dom Odilo: a Quinta-feira Santa nos recorda vários mistérios da nossa fé

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
A mensagem do arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer para esta Quinta-feira Santa..

“A Quinta-feira Santa nos recorda vários mistérios da nossa fé, muito bonitos, muito importantes. Primeiramente nós recordamos a última ceia em que Jesus reunido com os seus apóstolos instituiu a Eucaristia, deu o mandamento novo aos apóstolos, aos discípulos e também instituiu o sacerdócio. Podemos dizer que foi o momento fundante da Igreja e que de fato, Jesus, nos sinais, no rito, realizou aqui o que de fato aconteceu na Sexta-feira Santa, na sua entrega na Cruz”.

A Igreja – continua o arcebispo de São Paulo – foi encarregada ao dizer Jesus: fazei isso em minha memória, foi encarregada de repetir isso, à semelhança dos hebreus, que depois da saída do Egito receberam essa menção, que receberam esse mandamento: façam isso todos os anos recordando as maravilhas do Senhor. Nós, portanto, ao celebramos a Eucaristia, e de modo geral, ao vivermos a vida da Igreja fazemos também isso em memória do Senhor, “fazei isso em memória de mim”, recomendou Jesus. Portanto, temos sempre Cristo presente na nossa vida, na vida da Igreja, na celebração da Eucaristia, na pregação da Palavra.

A Quinta-feira Santa é para nós o momento de nos unirmos profundamente em atitude de fé, de adesão profunda a Jesus Cristo que se entregou no seu amor pela humanidade. Amou até o fim como recorda o aspóstolo São João. Que nós  – conlcuiu dom Odilo – “em nossa vida possamos corresponder a esse amor todos os dias através da caridade uns para com os outros, da caridade para com os pobres, os doentes, mas também toda a preocupação para que a memória dos gestos salvadores, da ação salvadora de Jesus Cristo permaneça e se estenda a todos, de maneira que, toda a humanidade possa dela receber os frutos”….

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

Apoio Cultural:

banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".

Dom Odilo: a Quinta-feira Santa nos recorda vários mistérios da nossa fé

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
A mensagem do arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer para esta Quinta-feira Santa..

A partir da motivação da Campanha da Fraternidade 2020, a iniciativa traz o slogan “Viu, cuidou e o mundo inteiro se iluminou!”. O lema que anima as ações da campanha 10 Milhões de Estrelas este ano traz ainda a inspiração bíblica do evangelista São Mateus: “Brilhe vossa luz para que vejam as vossas boas obras” (Mt 5,16).

A campanha 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano, no período do Advento e Natal, como gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza, como destaca o diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos: “A campanha indica a possibilidade de que as famílias, os grupos, as comunidades possam construir e viver um Advento e o Natal na perspectiva do projeto de Jesus Cristo, em busca de um futuro melhor e mais justo para toda a criação, em nossa Casa Comum, o planeta Terra”, enfatiza.

A celebração por videoconferência, no próximo sábado (28), será ecumênica e vai marcar o início do Advento. “Na perspectiva de iniciarmos esse tempo de preparação para o Natal, estamos convidado todas as pessoas a refletirem não só sobre a questão da paz que é o tema central da campanha, mas também sobre esse momento de pandemia de Covid-19 e o aumento da pobreza e da fome no país”, destaca o assessor nacional da Cáritas Brasileira, Jaime Conrado.

Símbolo de luz

A vela da paz é o objeto que marca as ações da campanha. Um dos gestos concretos previstos é o acendimento dessa vela em momentos celebrativos ou em família na noite de Natal, como explica Conrado. “Nós convidamos toda sociedade a acender a vela da campanha na noite do Natal trazendo essas reflexões e pedindo que essa chama traga mais sabedoria, mais saúde, mais esperança ao povo brasileiro”, conclui.

A campanha 10 Milhões de Estrelas teve início em Annecy, na França, em 1984. Em 1991 a campanha propagou-se por todo o país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação começou seu percurso pelo mundo. No Brasil o projeto teve sua primeira edição em 2014. A partir daí a Cáritas Brasileira lidera essa mobilização que tem o objetivo de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs independente de etnia racial ou crença religiosa.

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

Apoio Cultural:

banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".