O sentido da nossa vida é servir

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou” (João 13,16).

O Mestre Jesus nos ensina a sermos servos como Ele é servo. “Serei feliz se praticardes aquilo que eu vos ensinei”. Seremos felizes, se colocarmos em prática em nossa vida aquilo que o Mestre nos ensina. Ele nos ensina a cada dia a servir e, como sentido único da vida, nos coloca o servir os outros.

Tudo isso está acontecendo depois que Ele mesmo lavou os pés dos Seus discípulos. Jesus não só falou, Ele praticou e viveu para servir. O gesto de lavar os pés dos Seus mostrou como Ele não veio para essa vida para buscar glória e exaltação. Ele seguiu o caminho da humilhação, da rejeição e serviu a toda humana criatura. O sentido da vida é servir, e como precisamos redescobrir o sentido do servir, do doar-se para que a nossa vida tenha sentido. O servir é doar e o sentido do doar é se entregar para fazer o bem ao outro, para que o outro tenha vida.

Olho para as pessoas que servem de boa vontade, naquilo que fazem; você pode fazer o seu serviço como um empregado ou como um servo. O empregado é aquele que cumpre ordens, o servo é aquele que, por amor, se doa naquilo que faz. Sei que, muitas vezes, a pessoa não é reconhecida por aquilo que faz, mas quero que tenha sentido aquilo que você realiza.

O servir é doar; e o sentido do doar é se entregar para fazer o bem ao outro, para que o outro tenha vida

Eu posso ser um sacerdote que faça isso como ofício, como emprego, mas estarei preocupado com o que vou ganhar, com o que vou receber, com aquilo que as pessoas irão reconhecer. Isso não é um emprego, é o meu ofício de vida, meu serviço, minha doação para a humanidade, minha doação por amor, é minha oblação de vida. Por isso, encontro sentido naquilo que faço, porque me doo e me entrego para servir.

Só vai ter sentido você ser mãe, ser esposa, você ser pai, ser trabalhador, se você for um servo por amor, se você realmente se doa naquilo que faz, não para ser recompensado, aplaudido, reconhecido, mas porque aquele é um ofício de vida, é uma oblação da sua existência, é uma entrega para dar sentido à vida do outro.

Mesmo em meio aos desgostos que experimentamos no servir, o não reconhecimento, a dureza, o pouco salário, reconsideramos tudo isso por um sentido maior, o sentido do doar-se para dar vida ao outro, para dar significado ao outro.

A nossa vida encontra razão e sentido de ser quando encontramos razão e sentido em servir e se doar. Doe-se por amor, entregue-se por amor naquilo que faz e sua vida terá sentido, pois você não ficará frustrado, iludido, enganado e decepcionado naquilo que realiza.

Deus abençoe você!

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".