Em 1º de maio, bispos das Filipinas consagrarão a nação a São José

A decisão dos bispos de consagrar a nação a São José no Dia Internacional do Trabalhador, do qual São José é o santo patrono, foi bem recebida pelos católicos filipinos num momento marcado pela crise econômica e pela perda de muitos empregos como consequência da pandemia da Covid-19. Nas Filipinas, as celebrações do Ano Jubilar dos 150 anos da proclamação de São José como Patrono universal da Igreja terminarão em 1º de dezembro com a consagração das famílias ao Santo esposo de Maria e pai putativo de Jesus
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ouça a reportagem e compartilhe

Por ocasião do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco para comemorar, de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, os 150 anos de sua declaração como Patrono universal da Igreja, os bispos filipinos decidiram consagrar a nação ao Santo esposo de Maria e pai putativo de Jesus.

O ato solene de consagração terá lugar no sábado, 1º de maio, festa de São José Operário, na Catedral de São Pedro, na cidade de Davao. O rito será presidido, após a recitação do Terço, pelo arcebispo de Davao e presidente da Conferência Episcopal Filipina (CBCP), dom Romulo Valles, informa a agência episcopal Cbcpnews.

Ato de Consagração poderá ser seguido online

O secretário geral dos bispos, dom Bernardo Pantin, convidou todos os católicos filipinos a acompanharem o evento online na página da Arquidiocese de Davao no Facebook. O ato de consagração será seguido, às 10h locais, pela missa da Festa de São José Operário celebrada no santuário nacional de São José na cidade de Mandaluyong e em várias igrejas e catedrais em todo o país. O Ato de Consagração foi traduzido para os seis principais idiomas falados nas Filipinas e está disponível no site dos bispos.

A organização do evento foi confiada pela CBPC à Comissão Episcopal para os Leigos sob a presidência do administrador apostólico de Manila, dom Broderick Pabillo, encarregado neste Ano Jubilar de preparar um programa de atividades para promover a devoção a São José no país do sudeste asiático.

Um itinerário especial de 33 dias de preparação espiritual

Em vista da consagração, a comissão fez circular nas 86 dioceses filipinas um “itinerário especial de 33 dias de preparação espiritual”, que começou em 30 de março último.

A decisão dos bispos de consagrar a nação a São José no Dia Internacional do Trabalhador, do qual São José é o santo patrono, foi bem recebida pelos católicos filipinos em um momento marcado pela crise econômica e pela perda de muitos empregos como consequência da pandemia da Covid-19. Nas Filipinas, as celebrações do Ano Jubilar terminarão em 1º de dezembro com a consagração das famílias ao santo.

Vatican News – LZ/RL

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".