Panamá. Colocada pedra fundamental da cópia da Capela das Aparições de Fátima

A estrutura será idêntica à das Aparições em Portugal. Esta é a quinta cópia da Capelinha da Cova da Iria, depois das construídas no Brasil, nos EUA, em Porto Rico e nas Filipinas. "Este é um momento especial, de grande alegria e bênção para a Igreja arquidiocesana. É um sonho tornado realidade", disse dom José Domingo Ulloa Mendieta. Colocando a pedra fundamental da Capelinha, o arcebispo também colocou uma pequena estátua de Nossa Senhora de Fátima e uma imagem de São José, para acompanhar a construção do local de culto
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ouça a reportagem e compartilhe

O arcebispo de Cidade do Panamá, no Panamá, dom José Domingo Ulloa Mendieta, presidiu na quinta-feira, 13 de maio, num campo adjacente à sede da Conferência Episcopal Panamenha (CEP), a cerimônia de colocação da pedra fundamental de uma Capelinha dedicada a Nossa Senhora de Fátima.

Quinta reprodução da Capelinha da Cova da Iria

A estrutura será idêntica à das Aparições em Portugal. Esta é a quinta reprodução da Capelinha da Cova da Iria, depois das construídas no Brasil, nos EUA, em Porto Rico e nas Filipinas. A celebração contou com a presença do núncio apostólico da Santa Sé no Panamá, dom Luciano Russo, e do embaixador de Portugal no país centro-americano, Gonçalo Teles Gómez.

“Este é um momento especial, de grande alegria e bênção para a Igreja arquidiocesana. É um sonho tornado realidade”, disse dom Ulloa Mendieta. Colocando a pedra fundamental da Capelinha – relata um comunicado à imprensa -, o arcebispo também colocou uma pequena estátua de Nossa Senhora de Fátima e uma imagem de São José, para acompanhar a construção do local de culto e aqueles que quiserem ir lá em peregrinação.

Autorização da Reitoria do Santuário de Fátima

O presidente do capítulo panamenho do Apostolado Mundial de Fátima, Tomás Vásquez Polo, explicou que o local será um lugar de peregrinação, acessível somente a pé, com percursos e jardins que permitirão aos visitantes meditar e rezar num clima de recolhimento.

A reprodução da Capelinha das Aparições no Panamá foi autorizada, pela Reitoria do Santuário de Fátima e pelo Conselho Coordenador, em carta datada de 24 de julho de 2019. O pedido havia sido encaminhado pelo arcebispo de Cidade do Panamá.

Sinal de comunhão com a Arquidiocese e a nação do Panamá

LEIA TAMBÉM27/03/2020

Consagração do Panamá à Santa Maria la Antigua

“O Santuário de Fátima concede esta autorização como sinal de comunhão com a arquidiocese e toda a nação do Panamá, com a esperança de que, através da construção da cópia da Capelinha, cresçam a devoção da oração do Terço e a prática dos 5 primeiros sábados em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”, diz a carta.

A Capelinha das Aparições é o coração do Santuário de Fátima, pois é o lugar onde a Santíssima Virgem falou aos três pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia pela primeira vez em 13 de maio de 1917, e depois mais quatro vezes.

Vatican News – TC/RL

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".