Terço desta quinta-feira no Santuário da Virgem da Caridade do Cobre

A maratona de orações promovida pelo Papa para invocar o fim da pandemia desta quinta-feira (20) será no Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre com especial intenção pelos farmacêuticos e profissionais da saúde
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Trinta Santuários, representativos de todo o mundo, conduzem a recitação do Terço todos os dias durante o mês de maio em uma maratona de oração com o tema: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus”, para invocar o fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho. Hoje dia 20 de maio, a oração do Terço será no Santuário da Virgem da Caridade do Cobre em Santiago de Cuba, com intenção especial pelos farmacêuticos e profissionais da saúde. A oração terá início às 13 horas, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelas redes sociais e no site do Vatican News.

Ouça e compartilhe!

O Santuário

A curiosa denominação Nossa Senhora do Cobre, “El Cobre”, lembra o nome do povoado, a cerca de trinta quilômetros de Santiago de Cuba, onde o cobre é extraído há mais de quatro séculos. Aqui a devoção mariana remonta a pelo menos quatro séculos e refere-se a uma estátua de madeira com cerca de sessenta centímetros de altura, encontrada em 1606 por Juan Moreno, um escravo negro muito jovem, trabalhador de uma salina, que a viu flutuando sobre as águas da Bahia de Nipe. A estátua trazia a inscrição “Virgen de la Caridad”, Virgem da Caridade. Inicialmente trazida à aldeia de Barajagua, a imagem, que representa a Virgem Maria segurando o Menino Jesus em seus braços, foi então transportada para El Cobre, onde um santuário foi construído em 1684.

Visita de Francisco em 2015

A devoção a Maria está profundamente enraizada no povo cubano, que não deixou de invocá-la e frequentá-la mesmo durante os anos de ateísmo de Estado. Em 1916, a Virgem da Caridade foi proclamada padroeira de Cuba por Bento XV. Em 21 de setembro de 2015, o Papa Francisco visitou este santuário e na ocasião dedicou uma oração à Virgem da Caridade do Cobre na qual rezava:

Conténs no teu nome,
Virgem da Caridade,
a memória do Deus que é Amor,
a recordação do novo mandamento
de Jesus,
a evocação do Espírito Santo:
amor derramado no nosso coração,
fogo de caridade
enviado no Pentecostes
sobre a Igreja,
dom da plena liberdade
dos filhos de Deus
”.

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".