Oração a São José de Anchieta contra epidemias

9 de junho é a data litúrgica do co-padroeiro do Brasil
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma oração a São José de Anchieta contra epidemias foi composta pelo padre Felipe Soriano, jesuíta, mestrando em Teologia na Universidade Católica de Pernambuco, Unicap. Seu pedido de intercessão a São José de Anchieta nasceu de pesquisas sobre mariologia popular e indígena de um auto catequético escrito pelo santo missionário, que é co-padroeiro do Brasil.

O padre Soriano recorda que o Brasil do século XVI era cenário constante de epidemias.

“Como a oração faz memória, José de Anchieta aprendeu, entre a sala de aula e a enfermaria, como primeiro professor do Colégio de Piratininga (hoje, cidade de São Paulo) a prestar socorro àqueles que o procuravam”.

A Oração a São José de Anchieta nas epidemias, que foi composta em 2020, recebeu autorização do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o que permite a sua livre divulgação entre os fiéis católicos.

Oração a São José de Anchieta contra epidemias

São José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, a quem confiamos a saúde do corpo e da alma do povo desta terra, que encontraste boa saúde nestes trópicos e recomendaste as terras do Brasil, vinde em nosso auxílio diante desta grande calamidade que nos assola.

Foste tu que te colocaste entre a sala de aula e a enfermaria, socorrendo muitos filhos e filhas que te procuravam na missão de Piratininga, atormentados de inúmeras enfermidades e epidemias. Foste tu que, na carência total, te fizeste médico e com as plantas desta terra encontraste veículo para novas medicinas.

Foste tu que, movido pelo zelo do Evangelho, tentaste salvar a muitos por meio da Palavra e da Eucaristia.

Aumentai em nós a Fé, a Esperança e a Caridade, para que, movidos pelos mesmos sentimentos de Cristo, possamos servir aos mais pobres e necessitados.

Como foste tudo para todos, fazei-nos colocar toda a nossa confiança nas mãos de Cristo Jesus, para que, no nosso pôr-do-sol, brilhe vitoriosa a luz do Cristo.

Que a Virgem Maria rogue por nós em nossas agonias, dando-nos seu Filho Jesus como remédio para a nossa vida.

São José de Anchieta, rogai por nós! Amém.

Aleteia

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner
INFORMATIVO
banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".