AÇÕES DO PILAR DO PÃO SÃO APROVADAS NO CONSELHO EPISCOPAL REGIONAL NORDESTE 1

O Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu três ações para dinamizar o pilar do Pão nas dioceses do Ceará, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). O Conselho Episcopal Regional esteve reunido entre os dias 8 e 10 de junho, de forma virtual, com participação de bispos, clérigos, religiosas e leigos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conselho Episcopal Regional NE 1 – CONSER – reunidos entre os dias (08, 09 e 10 de junho) contou com a participação de mais de 60 pessoas, entres elas: bispos, clérigos, religiosas e leigos. A pauta teve como reflexão principal o Pilar do Pão, desenvolvida em três momentos de reflexões: 1 – Abordagem geral das Diretrizes Regional do Pilar do Pão, assessorada pelo secretário executivo da arquidiocese de Fortaleza, João Augusto;  2 – Apresentação da Síntese do Pilar encaminhados pelas (arqui)dioceses, desenvolvida pela Comissão Regional de Liturgia e 3 – Aprofundamento analítico do ver a partir das Diretrizes Gerais da CNBB, assessorada pelo Pe. João Eudes, do Regional NE 3.

“NÓS QUEREMOS TER UMA SÓ FAMÍLIA, UM SÓ CORAÇÃO, UMA SÓ ALMA. NÓS QUEREREMOS VIVERMOS COMO OS CRISTÃOS QUE VIVIAM NA ORAÇÃO E NA FRAÇÃO DO PÃO. ESSE É O TEMA DO NOSSO ENCONTRO”, ENFATIZA DOM VASCONCELOS, BISPO DE SOBRAL E PRESIDENTE DO REGIONAL

No primeiro momento do Conser foi realizada a Análise de Conjuntura Socioeconômico, pela socióloga e economista, Tania Bacelar. Esse momento teve ampla reflexão entre os conselheiros.

Pela segunda vez o CONSER foi realizado de forma virtual, Pe. Magalhães fala desse momento: “ao mesmo tempo que é profundamente desafiante, também é empolgante. Percebemos que o mundo se torna pequeno diante dos meios de comunicações que temos atuais, e é um subsídio ou um ferramenta que nós temos que até então não tínhamos aproveitado tão bem como agora“, disse o secretário executivo do Regional.

As ações do Pilar Regional do Pão foram:

1 – ESCOLA DE FORMAÇÃO BÍBLICO PASTORAL TRANSVERSAL (contextualização, integração, transversalidade, inserção);

2 – Celebração do dia do Senhor para fortalecer a identidade das pequenas Comunidades Eclesiais Missionárias;

3 – Comunicar a nossa fé, fortalecendo a igreja doméstica, através das mídias sociais assessorada pela PASCOM.

Os próximos passos serão dados pela Comissão Regional do Pilar e trabalhados com as demais comissões inseridas nesse contexto.

Por: Setor de Comunicação Regional 

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".