São Valentim: por que o dia dos namorados na maioria dos países é 14/02?

Conheça a tradição popular que atribui a São Valentim o martírio em nome do amor - e saiba por que no Brasil a data é outra (12 de junho)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A festa de São Valentim, celebrada em 14 de fevereiro, equivalente ao Dia dos Namorados na maioria dos países. O Brasil é uma exceção: o dia dos namorados é celebrado aqui em 12 de junho, por ser a véspera da festa de Santo Antônio de Lisboa e de Pádua. Na cultura luso-brasileira, Santo Antônio é considerado o “santo casamenteiro”.

Por que São Valentim?

Segundo a tradição popular, São Valentim teria sido um bispo que viveu em uma das severas épocas de perseguição perpetrada pelo Império Romano contra os cristãos. Apesar das proibições impostas pelo imperador, ele continuou celebrando casamentos cristãos clandestinamente. Recusando-se a renunciar à fé em Jesus Cristo, Valentim acabou sendo martirizado num dia 14 de fevereiro.

Não há, porém, comprovações históricas desse relato. É por isso que a Igreja retirou essa festa do calendário litúrgico em 1969, mantendo-a apenas como memória facultativa.

A celebração dos namorados, portanto, tem vínculo direto com a fé cristã, seja no Brasil, com Santo Antônio, seja nos países em que a data dedicada a eles é 14 de fevereiro, dia de São Valentim: são dois santos que celebram e exaltam na sua integridade e sublimidade o santo matrimônio cristão.

Aleteia

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".