Você sabia que São João Gualberto é o padroeiro das florestas?

Ele e seus discípulos transformaram um lugar de fome e miséria, o Vale das Sombras, em um belo vale arborizado
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você sabia que São João Gualberto é o padroeiro das florestas? A Cida Brasil, do bairro paulistano de Pirituba, sabia. E foi ela quem escreveu para a coluna do pe. Cido Pereira no jornal arquidiocesano O São Paulo, para contar que ouviu falar muitas histórias a respeito deste santo. Ela queria saber mais sobre São João Gualberto.

O sacerdote comentou:

“Cida, começo contando uma história verídica. Por volta dos anos de 1020 a 1030, um jovem de família muito rica, que gostava de curtir a vida, se viu numa enrascada. O seu único irmão foi assassinado. O pai deste jovem, muito abalado, jurou vingança e exigiu que ele vingasse o irmão. O jovem aceitou na hora a incumbência da vingança.

Numa Sexta-feira Santa, andando por uma estrada, o jovem viu que vinha ao seu encontro o assassino. Não teve dúvidas. De espada em punho, correu para o sujeito que havia matado seu irmão para atravessá-lo com a espada.

No entanto, sabe-se lá se por medo ou por não ter uma espada, o assassino caiu de joelhos e pediu em nome de Jesus crucificado que não o matasse. O jovem ficou emocionado com aquele gesto e não vingou o irmão”.

São João Gualberto

O padre Cido prosseguiu:

“Quem foi esse jovem? O seu nome era João Gualberto. Ele se converteu. Mudou totalmente de vida. Entrou para o convento beneditino e foi entre os religiosos um dos mais virtuosos.

Quando o abade daquele convento morreu, os religiosos votaram em João Gualberto para ser o novo abade. Ele não quis, tanto que fugiu para um lugar bem solitário perto de Florença, na Itália. Lá passou a viver na solidão, mas logo dois se juntaram a ele e vieram outros, jovens e velhos, e João Gualberto construiu um convento e uma igreja. Assim nasceu a Ordem dos Beneditinos de Valombrosa. Alguns anos depois, a nova Ordem já tinha 12 conventos e o superior era João Gualberto. Ele morreu em 1073, aos 73 anos de idade”.

O padroeiro das florestas

O padre então finalizou a história:

“Agora, Cida, vem o mais bonito na história deste santo homem: no início do século XI, como disse, São João Gualberto fundou o Mosteiro de Valombrosa, que quer dizer “O Vale das Sombras”. Nesse vale, ele e seus discípulos o reflorestaram e construíram escola, biblioteca, igreja… Cantando, orando e trabalhando como bons discípulos de São Bento, eles transformaram um lugar de fome e miséria em um belo vale arborizado.

Por isso, São João Gualberto é considerado o padroeiro das florestas e dos engenheiros e guardas florestais. É por isso, Cida, que se você der um passeio no Horto Florestal, na zona Norte de São Paulo, vai encontrar uma imagem de São João Gualberto.

É isso, minha irmã, que Deus abençoe você e sua família!”

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".