Sabia que Santa Mônica também rezava muito pelo neto?

Ela não teve um papel importante apenas para a conversão do filho, Santo Agostinho, mas também foi um exemplo de fé para o neto
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Santa Mônica é amplamente conhecida pelas lágrimas que derramou por seu filho, Agostinho. Acredita-se que suas orações e exemplo desempenharam um papel vital na conversão dele.

Isso a tornou padroeira para as mães. Mas não para por aí

Santa Mônica também era uma avó orante 

Durante os anos em que Agostinho levava uma vida pagã, ele teve uma concubina, que deu à luz um filho chamado Adeodato.

O menino permaneceu sob a custódia de Agostinho e os dois moravam com Mônica. Na verdade, ambos foram batizados juntos, como narra Santo Agostinho em “Confissões”:

Recebemos em nossa companhia o menino Adeodato, nascido de mim carnalmente, do meu pecado… Ele mal tinha quinze anos, mas em humor superava muitos homens sérios e eruditos. Confesso Tuas dádivas, ó Senhor meu Deus, Criador de tudo, e de grande poder para reformar nossas deformidades; pois de mim nada havia naquele menino, a não ser o pecado. Por isso o fomentamos em Tua disciplina, Tu nos inspiraste, nenhum outro – Teus dons, eu te confesso … Nós o levamos conosco em Tua graça, para ser educado em Tua disciplina; fomos batizados e o interesse sobre nossa vida passada nos deixou.

Embora Adeodato tenha morrido aos 16 anos, ele testemunhou a morte de sua avó, Mônica.

Fechei os olhos [de Mônica] e uma grande tristeza fluiu em meu coração, e ele estava se transformando em lágrimas, quando meus olhos ao mesmo tempo, pelo controle violento de minha mente, sugaram a fonte até secar, e ai de mim em tal luta! Mas, assim que ela deu seu último suspiro, o garoto Adeodato começou a chorar, mas, sendo afagado por todos nós, ficou calmo.

Santa Mônica, portanto, provocou um impacto profundo não só na vida do filho, mas também no neto. Por isso, é também um grande exemplo para avós.

Aleteia

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner
INFORMATIVO
banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".