A verdade nos liberta e nos salva

“Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus” (Mateus 14,12).
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A narrativa do Evangelho de hoje nos mostra a trágica morte de João. Mas a tragédia não foi para João, foi para aqueles que cometeram tamanha tragédia, foi para aqueles que não acolheram a palavra de João. Porque João Batista levou muitos para o caminho da salvação, ele foi o predecessor de Jesus, ele foi a liga da Lei antiga para a Lei nova, e o batismo e a pregação de João levou muitos a conversão.

A Palavra de Deus é para a nossa conversão, a Palavra de Deus é para nos dar direção para não perdermos a cabeça no mundo. E estamos perdendo a cabeça porque quem não se converte deixa a cabeça solta, ser levada pelos sentimentos e pelos pensamentos que o mundo coloca em nós.

Quantas vezes nos encontramos confusos e perdidos no meio deste mundo. E veja que os três que tramaram a morte de João Batista eram pessoas perdidas e confusas. Primeiro Herodes, ele gostava de João, mas queria se livrar dele, não fazia para o temor do povo, porque, para o povo, João era um profeta porque muitos deles tiveram suas vidas transformadas pela profecia e pela pregação dele. Herodes vivia uma vida errada, ele vivia com a mulher do seu irmão e, por isso, Herodíades tinha ódio de João no seu coração, ela não suportava a verdade que ele pregava.

É preciso converter a cabeça para sairmos das mentiras do mundo em que estamos, porque só a verdade liberta e salva

João não vivia jogando na sua cara, é que a palavra por si mesma já diz; e quando não queremos ouvir a verdade, porque a verdade dói (como ouvimos popularmente falar), mas mais do que doer, a verdade transforma, a verdade remove a mentira e nos tira da ilusão. Quando não quero tirar meu coração da ilusão, quando não quero sair da mentira e da hipocrisia vou perdendo a cabeça, a direção e o coração.

Herodíades foi nessa direção errada, aproveitou-se do aniversário de Herodes e colocou a sua filha que dançou para Herodes e agradou muito ele, e tudo que ela pediu com sua filha foi a cabeça de João Batista. Aquele que tentou mostrar-lhe a verdade, e quando não queremos aprender com a verdade, preferirmos eliminá-la, tirá-la da nossa frente para seguir os caminhos da mentira.

João foi o profeta da conversão. É preciso converter a cabeça e o coração para sairmos das mentiras e das ilusões do mundo em que estamos, porque só a verdade liberta e salva, mas a verdade a respeito de nós que, muitas vezes, ignoramos, não queremos conhecer e deixamos de lado para viver na ilusão.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

 

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner
INFORMATIVO
banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".