Dia 04 de agosto é dia do Padre: saiba o porquê

04 de agosto é celebrado no mundo todo o Dia do Padre, uma figura histórica e de muita influência junto à comunidade católica.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Segundo dados de 2018 do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), existem 27,3 mil padres no país. Mas você sabe por que foi escolhido essa data para homenageá-los? É o que você vai descobrir lendo o artigo de hoje. Confira!

Origem do Dia do Padre

dia do Padre é celebrado anualmente no dia 04 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney. Essa data é comemorada desde 1929, quando o Papa Pio XI proclamou João Maria Batista Vianney como Padroeiro dos Párocos e dos Sacerdotes: “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.

Quem foi João Maria Vianney?

Nascido no dia 8 de maio de 1786, na França e de origem muito simples, começou a trabalhar no campo desde a infância para ajudar sua família. Somente na adolescência, aos 17 anos, quando foi aberto uma escola na aldeia em que residia, pôde ser alfabetizado e aprender o idioma francês, já que apenas falava o dialeto local. Mesmo assim, estudou apenas por dois anos, pois tinha que continuar trabalhando.

Gostava de frequentar a igreja e por isso, logo manifestou seu desejo de se tornar padre. Apesar da oposição de seu pai e da perseguição religiosa que ocorria durante a Revolução Francesa, com a ajuda de um padre que atendia a sua aldeia, João Maria Vianney conseguiu ingressar no seminário de Écully.

Devido a sua falta de instrução, enfrentou obstáculos, pois os professores o consideravam um camponês sem inteligência o suficiente para concluir os estudos. Apesar da dificuldade de aprendizado, Vianney era considerado um verdadeiro exemplo de caridade, obediência, fé e perseverança, e com isso, em 1815, foi ordenado sacerdote. Recebeu, porém, a objeção de que não poderia ser um confessor, já que era considerado incapaz de orientar os fiéis.

Três anos depois, após a convivência diária com o Padre Malley, este percebeu o carisma e santidade de Vianney, liberando-o para que pudesse exercer seu apostolado plenamente, inclusive recebendo o sacramento da confissão.

A missão em Ars-sur-Formans

Após a liberação, foi designado vigário geral de um vilarejo chamado Ars-sur-Formans. Todos os padres se esquivam desta paróquia por diversos  motivos: Possuía apenas 230 habitantes e nenhum deles frequentavam a Igreja. Além disso, as tabernas viviam lotadas e o vilarejo era famoso pelo seu alto índice de violência.

Em pouco tempo, começou a atrair as pessoas para a Igreja, e assim, treze anos depois, a situação de Ars-sur-Formans se inverteu: as tabernas estavam vazias, a violência acabara e os habitantes lotavam a Igreja para se confessarem com aquele homem que consideravam um santo.

Exemplo de caridade e dedicação ao povo

Seu amor pelo povo era tão grande, que passava horas atendendo os corações aflitos dos fiéis, muitas vezes sem comer e até sem dormir, e assim, passou a ser chamado de “Cura D’Ars” (padre de Ars) e tornou-se um dos principais confessores da Igreja Católica.

Além disso, Pe. João Maria Vianney dedicava-se aos trabalhos pastorais, como restauração de igrejas, e também a socorrer os pobres, inclusive, gastando com eles toda a sua herança por parte de pai.

Consumido pelo cansaço, Cura D’Ars faleceu aos 73 anos, no dia 04 de agosto de 1859. Venerado e considerado um exemplo de santidade e dedicação, principalmente para os sacerdotes, em 1925, o santo foi canonizado pelo Papa Pio IX, e em 1929, como mencionamos, foi proclamado pelo Papa Pio XI o “Padroeiro dos padres e dos sacerdotes”, sendo a data da sua morte conhecida como o Dia de São João Maria Vianney e o Dia do Padre.

Qual é a missão de um padre?

O padre é um dos membros do clero da Igreja Católica, um homem que recebeu a ordem de sacerdote para cumprir a sua missão de entender a alma humana, ensinar a palavra de Deus, ouvir confissões e instruir o perdão dos pecados, ministrar o batismo e o matrimônio, celebrar missa e eucaristia, abençoar os fiéis, etc. A origem da palavra padre vem do latim, “pater”, que significa pai.

Como se tornar um padre?

Muitos afirmam que ser padre é uma vocação, já que consiste numa escolha séria que deve ser levada por toda à vida e que requer espiritualidade, fé, paciência e muito estudo.

De acordo com a Igreja Católica, os requisitos mínimos para um fiel se tornar padre:

  • Ser do sexo masculino;
  • Ter pelo menos 25 anos;
  • Ser solteiro e assim desejar permanecer por toda a vida;
  • Ter cursado Filosofia e Teologia;
  • Após a formação superior, passar pela experiência pastoral;
  • Após a missão pastoral, passar pela ordenação diaconal.

Os padres recebem salário?

Talvez muitos não saibam, mas um padre é reconhecido como profissão pelo Ministério do Trabalho e recebe sim um salário. Chamado de “côngrua”, é uma espécie de auxílio de custo mensal para pagamento de despesas pessoais, como lazer. Já as contas básicas da casa, comida e convênio médico, é a paróquia que arca com os custos.

O valor varia de acordo com a diocese em que o padre participa e o tempo de atuação, mas o piso salarial está na média de R$2.983,98.

É possível o padre deixar de ser padre?

Um padre pode ser dispensado de exercer o ministério sacerdotal caso cometa atos gravíssimos, como escândalos sexuais, ou por decisão própria.

Caso o padre tome consciência de que essa não é a sua real vocação e opte pela segunda opção, o padre pode solicitar a “redução ao estado laical”. Após a análise minuciosa, a Igreja concede a suspensão das obrigações de sacerdócio.

Entretanto, a título de curiosidade, apesar da dispensa, a Igreja Católica não considera o termo “ex-padre”, pois uma vez ordenado, o sacerdócio será para toda a vida. A pessoa deixa apenas de cumprir com a sua missão.

Conclusão

Dia do Padre foi instituído no dia 04 de agosto, como forma de homenagear João Maria Batista Vianney, o padroeiro de todos os padres e sacerdotes.

Essa é uma das profissões mais antigas e respeitadas pelo mundo, pois se trata de um mediador entre Deus e os fiéis.

Se você conhece algum padre, que tal homenageá-lo neste dia tão importante? Compartilhe esse conteúdo com ele!

Cashme

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner
INFORMATIVO
banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".