Igreja no Peru: os jovens, profetas do Bicentenário

“A Jornada Nacional da Juventude - afirma Álvaro Salazar - será uma ocasião para saber o que os jovens peruanos realmente desejam para o futuro do seu país, na perspectiva do Bicentenário de independência”. A Comissão Episcopal, organizadora do Encontro Nacional da Juventude peruana, promove várias de atividades, lançadas todo dia 19 de cada mês, antes do início da Jornada Nacional da Juventude, que será dia 19 de novembro
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ouça a reportagem e compartilhe!

Jovem, levante-se! Você é o Profeta do Bicentenário”: este é o lema escolhido para esta Primeira Jornada Nacional da Juventude, que terá lugar no Peru, de 19 a 21 de novembro próximos, que se inspira na comemoração do 200º aniversário de Independência do país, ocorrido em 28 de julho.

Segundo uma nota, enviada à Agência Fides, a Conferência Nacional dos Bispos do Peru explicou que o evento está sendo organizado pela Pastoral dos Jovens e Leigos, presidida por Dom Alfredo Vizcarra, Bispo do Vicariato de Jaén.

A Primeira Jornada Nacional de Jovens (JNJ) do Peru tem o objetivo de “refletir e reconhecer a importância dos jovens do país à luz do bicentenário de independência da Espanha”.

Desde o início deste ano de 2021, foram criados alguns grupos de trabalho, dedicados aos vários aspectos da temática central do evento eclesial: liturgia, espiritualidade, comunicação. Em seu logotipo destacam-se as três grandes letras “JNJ”, iniciais da “Jornada Nacional da Juventude”, pintadas com cores particularmente vivas e alegres, que indicam o júbilo e o espírito da festa, que anima o encontro.

O hino e a oração do Encontro nacional da Juventude peruana foram escolhidos ao término de um concurso entre artistas católicos: José Luís Vallejos Árias foi o vencedor do hino e Eddy Alex Juárez Vergara da oração. Ambas as composições referem-se ao testemunho de vida de Santa Rosa da Lima, Padroeira do Peru.

Santa Rosa de Lima

Rosa nasceu em Lima, em 20 de abril de 1586, no seio de uma família nobre, de origem espanhola, e foi batizada com o nome de Isabel. Sua ama, impressionada pela beleza da menina, deu-lhe o nome de uma flor, Rosa, que permaneceu para sempre.

Quando sua família foi à falência econômica, Rosa arregaçou as mangas para ajudar em casa. Desde muito jovem, aspirava à vida de clausura, tendo como modelo de vida Santa Catarina de Sena. Como ela, aos vinte anos, recebeu o hábito religioso da Terceira Ordem Dominicana.

Na casa materna, criou uma espécie de abrigo para os mais necessitados, onde acolhia crianças abandonadas e idosos, sobretudo de origem indígena. A partir de 1609, fechou-se em uma cela de dois metros quadrados, construída no jardim de casa, onde passava a maior parte dos seus dias em oração e íntima união com o Senhor.

Rosa tinha visões místicas: em 1614, sua família a obrigou a mudar-se para a casa de uma nobre, Maria de Ezategui, onde, depois de três anos, faleceu torturada pelas privações, em 24 de agosto de 1617. Rosa de Lima foi beatificada em 1668 e canonizada em 12 de abril de 1671, tornando-se a primeira santa do Continente sul-americano e principal padroeira das Américas, Filipinas e Índias Ocidentais.

Atividades do evento

A Comissão Episcopal, organizadora do Encontro Nacional da Juventude peruana, promove várias atividades, lançadas todo dia 19 de cada mês, antes do início da Jornada Nacional da Juventude, que será dia 19 de novembro.

Nos meses de agosto, setembro e outubro serão lançados três capítulos do Subsídio Espiritual. Segundo Álvaro Salazar, Secretário Executivo da Comissão Episcopal para os Jovens, os subsídios servirão para preparar nossos corações e espírito, com reflexões sobre a realidade local, até à data do Encontro em novembro.

“A Jornada Nacional da Juventude – conclui Álvaro Salazar – será uma ocasião para saber o que os jovens peruanos realmente desejam para o futuro do seu país, na perspectiva do Bicentenário de independência”.

(com Fides)

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner
INFORMATIVO
banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".