Natividade de Maria, no Santuário de Loreto acesa a lâmpada da paz

Oito de setembro é uma das mais antigas festas marianas, introduzida no calendário litúrgico pelo Papa Sérgio I, no século VII. Em Loreto, no Santuário Pontifício da Santa Casa, a ênfase deste ano é o esporte e os profundos valores que ele encarna. O cardeal Beniamino Stella celebrou a missa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Refúgio, conforto, ajuda, apoio e proteção. Invocar Maria significa recordar tudo isso porque a mãe de Jesus, para o povo de Deus, é o porto seguro e o modelo de vida para todo cristão, um exemplo de confiança e dedicação. Hoje a Igreja comemora a Natividade de Maria, no dia em que, em Jerusalém, foi consagrada a Basílica construída sobre a casa de Sant’Ana, a mãe de Nossa Senhora.

Ouça e compartilhe

Em Loreto, onde está localizado o Santuário da Santa Casa, a celebração começou ontem à noite com a recitação do Santo Rosário, presidida por dom Gerardo Antonazzo, bispo de Sora Cassino Aquino Pontecorvo. Esta quarta-feira foi marcada pelo momento em que foi acesa a lâmpada da paz pela Itália e pelo mundo por um protagonista do mundo do esporte. De fato, é o esporte a guiar o programa da festa.

Santuário de Loreto

A Igreja olha para o esporte com esperança

Segundo dom Fabio Dal Cin, arcebispo Delegado Pontifício de Loreto, “o esporte requer iniciativa, ímpeto, coragem, determinação, perseverança”. O esporte é um ambiente de humildade, altruísmo, diversão saudável, sacrifício (você não pode vencer sem sofrer!) e muitas outras qualidades que não só são humanas, mas também genuinamente cristãs, e que um menino ou um jovem podem assumir com maior convicção em uma experiência bonita e alegre como o esporte”.

A recomendação de dom Dal Cin é que o esporte não se deixe “poluir por trapaças, corrupção, manipulação ideológica ou interesses partidários, pelo uso de substâncias nocivas, nem se feche no aspecto puramente de competição ou na busca exagerada de resultados, pois é chamado a contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa… A Igreja olha para o mundo do esporte com simpatia e esperança”.

O programa de hoje

“Do esporte à vida para ser luz” é o encontro, patrocinado entre outros pelo CONI Região das Marcas e CONI Paraolímpico Região das Marcas, que teve início às 9h30 (hora local) com os depoimentos de alguns esportistas, entre eles o jogador de vôlei Andrea Zorzi e o ginasta Carlo Macchini. Em seguida, foi acesa a lâmpada de oração pelo mundo que foi colocada na Santa Casa, acima do altar, diante da efígie da Virgem Maria. Às 11h30, a missa, presidida pelo Cardeal Beniamino Stella, prefeito emérito da Congregação para o Clero, concelebrada por dom Fabio Dal Cin. No final da missa, o Angelus e a bênção para todo o mundo da aviação civil e militar, enquanto alguns aviões sobrevoam o céu da cidade na região das Marcas, como uma homenagem à Virgem de Loreto, sua Padroeira.

Benedetta Capelli – Vatican News

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

banner
INFORMATIVO
banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".