Festa de Frei Galvão neste ano de 2021

O Santuário Frei Galvão celebrará seu padroeiro, com Novena do dia 16 a 24 e Missa solene no dia 25 de outubro. Nesta festa, os frades pretendem inaugurar a alameda Frei Galvão, com rua de acesso pavimentada e o novo local do monumento de Frei Galvão. Inauguração também, o Parque Laudato Sì, com milhares de mudas. Um reflorestamento de área de 20 mil metros quadrados. Esta será a primeira festa sob a administração dos frades franciscanos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o tema: “Frei Galvão e a Espiritualidade Franciscana, as raízes da vida do primeiro santo brasileiro”. Os fiéis serão convidados a revisitar a espiritualidade franciscana que impulsionou o santo na vivência do Evangelho, conforme o São Francisco de Assis (fundador da Ordem que ele pertenceu).

Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, tomou sobre si o hábito e a regra de vida dos Frades Menores no ano de 1760; e um ano depois fez os votos definitivos, na cidade de Macacu, no estado do Rio de Janeiro. Portanto, a festa deste ano quer fazer memória dos 260 anos de sua profissão solene na primeira ordem franciscana.

As reflexões serão desdobradas a partir desta temática, levando os devotos a prece, trazendo respostas aos nossos dias.

Inauguração da Alameda Frei Galvão

Dia 25, dia Solene, às 9h30, com missa presidida pelo Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel (superior), será inaugurada a Alameda Frei Galvão. Conforme fala do Reitor, Frei Diego, no dia 11 de abril de 2021 (missa de posse).

Plantio das mudas no Parque Laudato Sì

Santuário comprometido com a ecologia. No dia 11 de abril, os frades lançaram a pedra fundamental de construção no Novo Santuário. Como gesto simbólico, foram plantadas 20 mudas dando início à construção. O Parque Laudato Sì terá 20 mil metros quadrados de reflorestamento.

Parceiros da ONG – SOS Mata Atlântica, no dia 25 (segunda), dia de Frei Galvão, o Santuário entregará cerca de 20 mil metros quadrados de área reflorestada. Com isso, a cidade de Guaratinguetá e população ganharão esta grande área verde.

Participação dos fiéis nas celebrações litúrgicas

Desde o início da pandemia da COVID-19 os fiéis não participam presencialmente destes festejos. Porém, conforme as orientações para este ano, as celebrações eucarísticas serão abertas ao povo. Dentro das normativas sanitárias, o Santuário será ocupado conforme orientação e também serão tomados os devidos cuidados sanitários. Serão exigidos o uso de máscaras, álcool gel e aferição da temperatura nas portas de entrada.

Para que haja melhor proveito e participação, serão disponibilizadas cadeiras, e instalados telões com som e tenda na lateral da igreja para o número excedente de fiéis.

Para os que estiverem impossibilitados de participarem pessoalmente terão a oportunidade de assistirem e celebrarem remotamente, pelas redes sociais do Santuário Frei Galvão (Facebook e YouTube). As celebrações do dia 25 de outubro serão transmitidas pela TV Aparecida e Canção Nova (conferir programação completa).

Novena comprometida com as pessoas vulneráveis

Frei Galvão é o santo da justiça e da caridade, e este Santuário é um Santuário Solidário. Para cada dia da Novena os fiéis serão motivados para um gesto concreto, doando alimentos para montagem de cestas básicas para a população vulnerável.

Festa externa

Haverá algumas barracas com venda de comidas típicas e bebidas. A festa externa em grande proporção não será possível, dado o contexto da pandemia. Nos finais de semana, haverá: ação entre amigos, roda de viola, eventos culturais entre outros eventos.

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

finados3
banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".