Por que Jesus tem o coração para fora do peito?

Foi a resposta a esta pergunta que colocou o Pe. Fábio de Melo no caminho da fé
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OPe. Fábio de Melo, um dos sacerdotes mais conhecidos do Brasil, fez um post no Instagram para contar uma história particular que o colocou no caminho da fé. Quando ainda menino, ele perguntou para a mãe dele: “Por que Jesus tem o coração para fora do peito?”

O sacerdote, então, lembra a resposta que recebeu:

“Com a simplicidade de quem não dispunha de erudição teológica, ela me respondeu: ‘Por que Ele não tem nada a nos esconder, meu filho!”

O Padre Fábio de Melo ainda conta que foi a resposta “simples” da mãe que fez com que ele aprendesse um “cristianismo puro”:

“Obrigado por ter me ensinado, desde cedo, que Deus é amor, misericórdia, perdão.
Que Ele tem especial predileção pelos mais frágeis, pelos que são socialmente rejeitados, discriminados, preteridos. Obrigado, minha mãe, pois a sua coerência me ensinou um cristianismo encarnado, puro, fiel à proposta de Jesus.”

https://www.instagram.com/p/CWTOiUZLz7c/?utm_source=ig_embed&ig_rid=a272443a-e0c2-4cae-b072-0b18634029b4

Jesus com o coração para fora do peito

As expressões artísticas de Jesus nos últimos 200 anos mostram Cristo com o coração para fora do peito. Em alguns casos, Ele aparece segurando o próprio coração nas mãos.

SACRED HEART

De acordo com especialistas, a imagem do coração fora do corpo lembra a abertura do tronco de Jesus na cruz e as muitas graças que que vieram através dali.

Além disso o coração para fora do peito de Jesus simboliza o desejo que ele tem de se unir a nós através do nosso coração.

SACRED HEART

Outro ponto é que a imagem recorda que o seu amor por nós não tem barreiras.

O Papa Pio XII abordou esse simbolismo em sua encíclica Haurietis Aquas, sobre a Devoção ao Sagrado Coração.

“Como observava o nosso predecessor Leão XIII, de imortal memória, ‘é ínsita no Sagrado Coração a qualidade de ser símbolo e imagem expressiva da infinita caridade de Jesus Cristo que nos incita a retribuir-lhe o amor por amor’”.

Aleteia

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural:

finados3
banner-paroquia-nossa-senhora-gracas
encontro-matrimonio

Campanha da Fraternidade 2021

CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UM unidade".