Padre responde: pode-se batizar uma criança sem padrinho ou madrinha?

"Quanto mais pessoas houver preocupadas com a caminhada cristã das crianças, mais elas poderão construir sua vida à luz do Evangelho"
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Batizar uma criança sem padrinho ou madrinha: este foi o tema abordado recentemente na coluna de perguntas e respostas do pe. Cido Pereira no jornal O São Paulo, da arquidiocese paulistana. Ele tratou da seguinte indagação de uma leitora:

“Sou católica, batizada, crismada, casada na Igreja Católica e atualmente viúva. Gostaria de batizar meus netos de 4 e 5 anos, só que eles não têm padrinhos. Eu posso batizá-los somente como madrinha?”.

O pe. Cido respondeu:

“Essa é a dúvida da Vera, do Jardim Tremembé. Minha irmã, pense bem. O Batismo é o primeiro e mais importante dos sete sacramentos, e é necessário para a salvação. Lembra-se das palavras de Jesus? ‘Quem crer e for batizado será salvo’. Portanto, minha irmã, cuide de batizar seus netos”.

Especificamente a respeito de batizar uma criança sem padrinho ou madrinha, o sacerdote prosseguiu:

“Eu acho, porém, estranho, muito estranho, que você não consiga encontrar padrinhos para eles e ser você, só você, a madrinha e sem padrinho. Minha querida, amplie os relacionamentos de sua família, procure na comunidade pessoas de fé profunda e madura que exerçam para seus netos uma paternidade e maternidade espirituais, para que você exerça sua missão de avó, testemunhando para eles sua fé. Quanto mais pessoas houver preocupadas com a caminhada cristã das crianças, mais elas poderão construir sua vida à luz do Evangelho.

A nossa fé vivida em comunidade é mais de acordo com o projeto de Deus, que nos enviou seu Filho Jesus para fazer de nós sua Igreja, sua família.

Tenho certeza de que seu amor de avó haverá de encontrar bons padrinhos para seus netos. Uma sugestão que dou a você: busque na comunidade um casal cristão e que você seja a madrinha de consagração das crianças a Nossa Senhora”.

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural: