Qual é o significado do “deserto” em nossas vidas?

O deserto pode não ser apenas um espaço geográfico, mas também uma sensação que atravessamos durante a vida
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando falamos em deserto, a primeira imagem que me vem à mente é de um lugar sem vida, cheio de perigos, areia por toda a parte e sem água. Atravessar o deserto exige preparo, coragem.

Mas o deserto pode não ser apenas um espaço geográfico, pode ser também uma sensação que atravessamos durante a vida. Dificilmente uma pessoa não enfrenta momentos de solidão.

Tentação

No capítulo 4 do Evangelho (v. 1-11), São Mateus mostra que Jesus passou pela tentação no deserto. Porém Ele estava “cheio do Espírito Santo”, isto é, repleto da sabedoria de Deus.

E foi com base na Palavra de Deus que Jesus enfrentou o deserto e as tentações.

Primeiro, o maligno queria que Jesus transformasse as pedras em pão. Depois, que Ele se lançasse do precipício para testar a ação dos anjos do Senhor. Por fim, o demônio queria que Cristo se prostrasse diante dele e o adorasse.

Ação divina

A todas estas tentações, do pão material, da adoração aos falsos deuses e ao teste à ação divina, Jesus respondeu com conhecimento da Palavra de Deus.

Sim, é a Palavra de Deus que nos socorre nos momentos de fraqueza, de tentação, quando precisamos de forças para enfrentar uma situação.

Sabemos que em nossas vidas temos momentos de queda, de solidão. Por isso é tão importante nos alimentarmos sempre com a oração e com e a eucaristia.

É dessa forma que nos preparamos para atravessarmos os desertos, as tentações, e seguirmos nosso caminho rumo ao Pai.

Aleteia

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural: