Submeta a sua história de vida ao senhorio de Deus

“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo” (Mateus 1,16).
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Começamos a nossa preparação próxima para o Natal de Jesus, para celebrarmos a primeira vinda do Senhor entre nós. Dentro de uma semana, nosso coração será tomado pelo júbilo de celebrarmos o nascimento do Divino Salvador. Por isso, a Liturgia nos coloca mais próximos, mais perto desses acontecimentos importantíssimos para a nossa salvação.

O Evangelho que Mateus, hoje, nos apresenta, nos traz a genealogia de Jesus, nos apresenta a origem humana de Jesus, a Sua linhagem, a Sua descendência. Ele entrou na história para transformar a história, mas a Sua história acontece por meio de uma linha histórica. Quando o evangelista nos traz a origem de Jesus, a Sua origem humana, não é somente para mencionar aqueles que antecederam o Senhor, é para nos mostrar que nós fazemos parte de uma história, somos a continuidade de uma história, e toda a história humana começou no coração de Deus.

Permita Deus intervir na sua história, permita Deus intervir nos acontecimentos da sua própria vida

Ainda que, ao longo do tempo, essa história tenha sido desviada e transviada pelo pecado, em Deus a história humana é sempre resgatada. Por isso, os homens de Deus, apresentados aqui na genealogia de Jesus, desde Abraão, de Isaque, de Jacó, de Davi e tantos outros, nos mostram o quanto Deus vai intervindo na história para mudar a história humana, para conduzir a história humana para a sua origem divina, a origem da graça.

Permita Deus intervir na sua história, permita Deus intervir nos acontecimentos da sua própria vida. Nós, muitas vezes, olhamos no “retrovisor” dos nossos antepassados e vemos que têm muitas histórias belas dos nossos avós, dos nossos bisavós, mas pode ser que encontremos também, na nossa genealogia de vida, histórias negativas ou tristes, fatos ou acontecimentos; e precisamos assumir a nossa história como Cristo assumiu a história da humanidade e assumiu a Sua própria história. Jesus assume também a nossa vida para transformá-la, curá-la, para dar direção à nossa vida. Ele  veio à nossa humanidade para transformar a raça humana, é preciso que nós permitamos que Cristo entre na história da nossa família, da nossa casa e da nossa descendência!

Precisamos realmente buscar em Cristo a bênção para os nossos, não importa em que ponto se encontra a nossa vida, mas é preciso submetê-la ao senhorio de Jesus. Ele não veio apenas para ser um homem Deus, Deus homem presente no meio da humanidade, Ele veio, entrou no seio de uma família (José e Maria), para entrar no seio de todas as famílias humanas, para fazer parte da família humana sendo também humano. Por isso, Ele compreende a nossa humanidade, Ele santifica, renova, purifica, liberta e transforma. É preciso que a nossa história seja submetida ao senhorio de Jesus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

 

Marcio Brito
Marcio Brito

DaQui Agência Digital

Apoio Cultural: